Convidados 

CID BENJAMIN  
ImagemCid Benjamin faz parte da história da resistência à ditadura. Foi militante estudantil e atuou na luta armada como membro do MR-8. Foi um dos mentores do sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick, em 1969, e passou dez anos no exílio, na Argélia, no Chile e na Suécia. Após a Lei da Anistia, retornou ao Brasil e, como jornalista, trabalhou no Globo e no JB. No Globo, participou da equipe vencedora do Prêmio Esso de 1996, com reportagem sobre a guerrilha do Araguaia. Trabalhou também como professor na Facha durante 19 anos. Foi dirigente do PT, de onde saiu com outros companheiros para fundar o PSOL, ao qual é filiado até hoje. Também atuou, como assessor, na Comissão da Verdade do Rio de Janeiro. É autor dos livros "Gracias a la vida" e do recém-lançado "Reflexões rebeldes", iniciado com um balanço da conjuntura sociopolítica brasileira a partir do golpe que tirou Dilma da presidência. Atualmente, é editor-chefe da revista Socialismo e Liberdade, da Fundação Lauro Campos, do PSOL.


CAIO BARBOSA
Caio Barbosa cursou Ciências Sociais e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (1995-2002) e, desde 2000, trabalha em algumas das principais redações do Rio. Começou a carreira em O Fluminense, onde passou por todas as editorias, de Política à Economia, passando por Esportes e Gastronomia. Trabalhou por sete anos no Diário Lance! como repórter dos quatro grandes clubes do Rio e seleção brasileira. Passou ainda pelo portal Globoesporte.com e fez parte da equipe que implementou o portal institucional da Rede Globo. Após breve passagem como editor-chefe do portal SRZD, voltou ao jornalismo impresso, no jornal Extra, nas editorias de Esporte e Cidade. Está em O Dia desde 2012, onde cobre Política, Cidade e tem uma coluna semanal e um blog, "Bar & Boteco", sobre gastronomia de botequim. Recebeu, em 2015, junto com a equipe do jornal, o Prêmio Embratel de Jornalismo pela série especial sobre os "50 anos do Golpe Militar". Trabalhou, também, no grupo UOL/Folha, e como colaborador das revistas Scientif American, Nossa Língua, Marie Claire e Vogue. 

JUPY JUNIOR 
Edmar Jupy Junior, carioca, 45 anos, é Bacharel em Comunicação – jornalismo (formou-se no ano 2000) e Mestre em Comunicação (2002), ambos os títulos obtidos pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como redator em departamentos de comunicação de três editoras (Ediouro, Rocco e Razão Cultural); lecionou no curso de Jornalismo da Universidade Estácio de Sá (Unesa); em 2015 foi professor substituto na graduação em Jornalismo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e lecionou no curso preparatório Radix. Foi editor de dois jornais em Itaguaí (RJ) – Atual e O Foco – nos quais escreveu principalmente sobre a política destes dois municípios. Desde janeiro de 2016 atua como subsecretário de Comunicação da Prefeitura de Mangaratiba (RJ).

RENATO AROEIRA
ImagemCartunista, ilustrador, chargista e músico há cerca de 40 anos, Renato Aroeira publica atualmente no jornal O Dia. Como ilustrador ou chargista publicou em dezenas de órgãos da imprensa sindical, no Diário da Tarde, no Estado de Minas, De Fato, Em Tempo, O Globo, Jornal do Brasil, Estado de São Paulo, Brasil Econômico, o Sul, Isto É, Veja e Le Monde Diplomatique Brasil. Toca saxofone com o Trio das Quartas na noite carioca, e no Conga a Mulher Gorila, banda performática.


LULA MARQUES  
ImagemFotógrafo profissional há 36 anos com passagens pelos jornais Correio Braziliense e Folha de S. Paulo, onde trabalhou 26 anos. Como coordenador de fotografia da sucursal de Brasília, participou de diversas coberturas - como reforma da Constituinte de 1988, viagens presidenciais nacionais e internacionais -, especializando-se em cobertura política. Hoje, é um dos sócios do site Fotos Públicas, trabalha para Agência PT e tem parcerias com o Jornalistas Livres. 
ANDRÉ DAHMER  

ImagemO desenhista André Dahmer é o autor das tirinhas dos Malvados, que trazem uma crítica politicamente incorreta dos costumes e prisões do dia-a-dia. O cartunista é conhecido também por ter criado o personagem Emir Saad, um ditador sádico e egocêntrico; as tirinhas "Apóstolos, a série", com críticas ao cristianismo e à Igreja católica; a série "Cidade do medo", sobre violência, e mais recentemente os "Quadrinhos dos anos 10", sobre as contradições do mundo e da sociedade contemporânea. Suas criações já apareceram no Jornal do Brasil, no portal de internet G1, na Folha de S. Paulo, nas revistas Sexy Premium, Piauí e Caros Amigos.

FERNANDO BRITO 
Imagem
Fernando Brito estudou jornalismo na ECO-UFRJ e começou na profissão quando entrava no segundo ano da faculdade, em janeiro de 1978, na editoria de Esportes de O Globo. Depois, trabalhou na Tribuna da Imprensa e na Última Hora. Foi assessor de Leonel Brizola durante duas décadas, até sua morte em 2004. Depois, foi assessor do PDT, partido ao qual pertenceu até 2013. Em 2009, passou manter, de início com o neto de Brizola, Carlos, o blog Tijolaço, apelido dos textos que o ex-governador publicava como matéria paga nos jornais. 


PAULO CARRANO 
Professor Associado da UFF, onde integra dois programas de pós-graduação, em Educação e em Cultura e Territorialidades. É coordenador do grupo de pesquisa Observatório Jovem do Rio de Janeiro e do Portal Ensino Médio Em Diálogo. A ênfase dos estudos e pesquisas que desenvolve está na problemática das relações dos jovens com os espaços públicos, os territórios e a escolarização. É autor de um livro, co-autor de outro e diretor e produtor de diversos documentários sobre juventude.  

KÁTIA LIMA 
É professora Associada da Escola de Serviço Social e professora do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional da UFF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente em temas como neoliberalismo, organismos internacionais, política educacional e contrarreforma da educação superior. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior/GEPES e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Trabalho Docente na Educação Superior/Rede Universitas, além de autora de vários artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior. 

DIOGO DA COSTA SALLES

Diogo é professor de História formado pela Universidade Federal Fluminense. Desde 2015 atua como membro do grupo Professores Contra o Escola Sem Partido junto a outros professores e estudantes da área da educação que buscam construir uma visão crítica a respeito dos riscos e retrocessos representados pelo Movimento Escola Sem Partido.


MARIO CAJÉ 
ImagemMário Cajé formou-se em jornalismo na Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2015. Atualmente, é editor de Internacional na Globo News e integra a equipe do programa semanal de política internacional Sem Fronteiras. Antes, foi estagiário na Shell, na Agence France-Presse (AFP) e na própria Globo News. Também atuou como repórter freelance para os jornais Folha de S. Paulo, Brasil Econômico e Jornal do Commercio, além do portal Opera Mundi. Em 2014, fez um intercâmbio na Universidade do Porto, em Portugal, e mantinha, com outros “focas” da UFF, o blog “Perdidos na Zona do Euro”, hospedado no site do jornal carioca O Dia. 

ANDRÉ COELHO
Jornalista formado pela UFF, é repórter da Rádio CBN e da Rádio Globo. Foi produtor de reportagem da Rede Globo e também passou pela agência Reuters, Jornal O Dia, Auracom Assessoria e pela Folha Dirigida. É setorista de Polícia, mas também cobre Política e Economia. Participou da cobertura da crise internacional de 2012, da JMJ, das manifestações de 2013, Copa do Mundo, eleições de 2014 e da tragédia de Mariana. Recentemente, cobriu o impeachment, fases da Lava Jato no Rio, a Olimpíada e as eleições municipais.


MANOELA MAYRINK 
ImagemManoela Mayrink é jornalista formada pela UFF e vai participar da mesa Prata da Casa. Já passou pelas rádios Sulamérica Paradiso e BandNews Fluminense FM e, desde 2012, está na MPB FM, onde atualmente apresenta o programa Você na MPB. Também na emissora, auxilia na produção e já participou da cobertura de grandes eventos culturais como Rock In Rio e FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty.  Manoela é dona do canal de humor, cultura e entretenimento no YouTube que leva seu nome, além do blog 'Alguém Viu Meus Óculos?'



MARIANA PITASSE  
ImagemMestranda do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC) da Universidade Federal Fluminense (UFF),  é também repórter do jornal Brasil de Fato. Em experiência anterior, trabalhou como repórter das editorias de finanças e cultura do extinto jornal Brasil Econômico, além de ter integrado diversas equipes de assessorias de imprensa ainda como estagiária. Durante a graduação, fez parte do grupo de alunos que trabalhou na revitalização do "O Casarão" como jornal laboratório do IACS-UFF, hoje projeto de extensão e disciplina optativa do departamento de Comunicação Social, em que retornou em 2016 para realizar estágio docente.  


CAROLINA ARAUJO  
ImagemCarolina Araujo é formada na UFF desde 2013. Trabalha na área de Assessoria de Imprensa desde então e adora esse nicho da Comunicação. Já atuou em três agências de comunicação sendo a primeira delas a Cajá, na qual a anglo-holandesa Shell foi seu primeiro cliente. Em seguida, passou pela In Press Porter Novelli atendendo a seguradora Mongeral Aegon no núcleo corporativo e também participando da cobertura de grandes eventos pela agência, como Camarote Brahma, Rio Boat Show e Circuito Banco do Brasil. Atualmente trabalha na Máquina Cohn&Wolfe, antigo Grupo Máquina, que foi comprada no início do ano pelo grupo britânico WPP. Há dois anos na Máquina faz parte da equipe de Relações Públicas da BRMalls, a maior companhia de shoppings centers do Brasil, atendendo diretamente o Plaza Shopping Niterói e o Recreio Shopping. 
  

O Controversas é um seminário organizado por professores e alunos do Departamento de Comunicação Social da UFF desde 2010. O tema desta edição, em 29 e 30 de novembro de 2016, é cobertura do impeachment. O evento acontece na sala InterArtes do Iacs/UFF.

Curta a nossa página

Ajude o Controversas

Ajude o Controversas
Participe da iniciativa

IV Prêmio Controversas

IV Prêmio Controversas
Confira o regulamento e inscreva-se

Postagem em destaque

Anote na agenda!

As datas do próximo Controversas estão confirmadas: 29 e 30 de novembro de 2016. O tema dessa edição é "A cobertura do impeachment - A ...