O Evento 

O Controversas é um seminário semestral criado pelo Departamento de Comunicação Social com o objetivo principal de aproximar estudantes de Jornalismo da Universidade Federal Fluminense (UFF) da realidade do mercado de trabalho na área, nas suas mais diferentes vertentes. A intenção é oferecer ao futuro jornalista um espaço de conhecimento, mas também de reflexão e debate sobre a produção jornalística atual.  
 O evento é aberto a alunos e professores da UFF, mas também a visitantes externos - como estudantes de jornalismo de outras instituições, estudantes do Ensino Médio que desejam conhecer melhor a profissão e ou quem simplesmente se interessa por jornalismo. Já foram realizadas onze edições do Controversas, sempre com a presença de jornalistas reconhecidos em seus campos de atuação, seja no mercado tradicional ou no alternativo. Entre os temas abordados, tivemos cobertura política, jornalismo digital, o mercado audiovisual, mídias alternativas, a ação da imprensa na ditadura, a  reinvenção do jornalismo e os jogos olímpicos e a crise política.  

Histórico 
A primeira edição, de 9 a 11 de novembro de 2010, discutiu “A cobertura política no cotidiano e em anos de eleição”, no auditório Macunaíma, na Faculdade de Letras. Entre os convidados, Chico Otávio, repórter especial do jornal O Globo; José Luiz Alcântara, diretor da sucursal do Estadão; Paulo Cesar Vasconcelos, repórter da Rede Globo; e Rosental Calmon Alves, da Universidade do Texas (via teleconferência). 
 A segunda edição ganhou o título “Controversas Travessias Fotográficas”. Além de trazer para o Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) os ex-alunos Marcelo Carnaval (O Globo) e Renata Xavier (independente), exibiu trabalhos fotográficos de oito alunos. O evento aconteceu em 16 de junho de 2011. 

O terceiro Controversas, em 19 e 20 de outubro de 2011, teve como tema “A reportagem de Cidade e de Ciência, duas faces do trabalho jornalístico”. Recebeu convidados como Fábio Gusmão, editor de Cidade do Extra; Solange Duart, redatora da secretaria de redação do Globo; Alicia Ivanissevich, editora de Ciência da Ciência Hoje; e Carol Barcelos, repórter da Rede Globo, entre outros. Nesse ano, o evento aconteceu na Faculdade de Economia. 
 “Caminhos no Jornalismo Cultural” foi o mote da quarta edição, realizada em 18 de junho de 2012, no IACS. Entre os convidados, os ex-alunos Cláudia Lamego, da Fundação Roberto Marinho; Vivi Fernandes de Lima, da revista de História da Biblioteca Nacional; Flávia Midori, da Reader´s Digest Brasil; e Ulisses Mattos, roteirista e humorista. 

“Controversas Grande Reportagem” foi realizado de 4 a 6 de março de 2013 no Auditório Macunaíma, no campus de Letras. Entre os convidados estiveram Geneton Moraes Neto, repórter da Globonews; Allan Gripp, secretário de redação da Folha de S. Paulo; Elvira Lobato, ex-repórter da Folha de S. Paulo; Francisco Regueira, repórter do Fantástico; e Isabel Clemente, editora da Época. A edição contou ainda com o I Prêmio Controversas. Neste mesmo ano, o evento tornou-se um projeto de Extensão da Universidade.  

“Controversas Audiovisuais” aconteceu em 16 de julho de 2013 e recebeu os ex-alunos Che Oliveira, repórter especial da Band Rio; Claufe Rodrigues, editor e repórter da Globonews; Flávia Lobo Antunes, repórter da MultiRio; e Roberto Petti, gerente da GNT. Na mesa de abertura, alunos da UFF apresentaram produções audiovisuais do curso de Jornalismo. O evento aconteceu na Sala Paulo Freire, na Faculdade de Educação. 

“Controversas Mídias Alternativas” aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro de 2013, na sala InterArtes do IACS. Recebeu convidados como Nelson Vasconcellos, editor-executivo de O Dia; Raquel Júnia, repórter da Empresa Brasil de Comunicação (EBC); Marina Amaral, coordenadora da Agência Pública; Carlos Juliano Barros, jornalista da ONG Repórter Brasil, e a dupla do Catarse, Rodrigo Maia e Felipe Caruso, entre outros. O II Prêmio Controversas foi realizado com 6 diferentes categorias. 

"50 anos do golpe: o jornalismo durante a ditadura e a copa das manifestações" foi o tema da oitava edição. O evento foi realizado nos dias 19 e 20 de maio de 2014 na sala InterArtes. Alguns dos convidados foram Ivo Herzog, presidente do Instituto Vladimir Herzog; Afonsinho, ex-jogador e colunista da Carta Capital; Teixeira Heizer, jornalista e participante da cobertura do tri; Argemiro Ferreira, jornalista e ex-integrante do jornal Opinião; Milton Coelho da Graça, jornalista e ex-integrante do jornal Clandestino, entre outros. 

“Controversas Digital” aconteceu em 21 de outubro de 2014. O mercado de mídias digitais foi destrinchado por convidados como Sérgio Maggi, editor de Mídias Sociais de O Globo; Aydano André Motta, repórter do Globo a Mais; João Victor Rodrigues, especialista em métricas da FSB Digital; Gabriel Fricke, do GloboEsporte.com, e Marcos de Vasconcellos, chefe de redação do Consultor Jurídico. 

"Controversas Reinvenção”, que teve como tema "Os jornalistas e as mudanças no mercado de trabalho", aconteceu nos dias 2 e 3 de março de 2016 na sala InterArtes do IACS. Diante da crise, esta edição discutiu os caminhos que o jornalista que está ingressando na profissão pode percorrer para garantir um lugar ao sol. Para discutir o assunto, foram convidados jornalistas com passagem pela grande imprensa que têm buscado caminhos originais de atuação, como Cláudia Antunes (Médicos Sem Fronteiras, Juliana Dal Diva (Agência Lupa), Cláudia Belém (Agência Febre), Mônica Ramos (Roda Viva) e Marizilda Cruppe (fotojornalista independente). 
 A décima edição do Controversas, com o título "Controversas - Jogos Olímpicos e crise política”, colocou em debate os desafios de se fazer jornalismo em meio à crise na qual o país se encontra, e qual seria o papel do jornalista diante deste cenário. Realizado no dia 5 de julho de 2016, na sala InterArtes do IACS, também esteve em pauta do evento a atuação feminina no jornalismo esportivo e trouxe histórias de empreendedorismo na web. Entres os presentes estavam o comentarista da ESPN Lúcio de Castro, a repórter do jornal O Globo Mariana Filgueiras e o representante do Comitê Paralímpico Brasileiro Rafael Maranhão. O evento contou ainda com a participação do diretor de Comunicação do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 Mário Andrada. 

Parte significativa dos professores do curso tem se engajado no evento, não só pautando atividades, mas também convidando palestrantes, mediando mesas e contribuindo na organização. E nada aconteceria sem a ajuda de alunos de Jornalismo e Publicidade envolvidos. A coordenação é dos professores Larissa Morais e Ildo Nascimento, que cuida da programação visual desde a primeira edição.  
 Os principais apoiadores do projeto têm sido ProaesPrograd, FEC e Eduff. Em 2015 recebemos também importante ajuda da editora Mauad, da EDUFF, do Grupo Estação Net e do DCE de Comunicação Social. 

O Controversas é um seminário organizado por professores e alunos do Departamento de Comunicação Social da UFF desde 2010. O tema desta edição, em 29 e 30 de novembro de 2016, é cobertura do impeachment. O evento acontece na sala InterArtes do Iacs/UFF.

Curta a nossa página

Ajude o Controversas

Ajude o Controversas
Participe da iniciativa

IV Prêmio Controversas

IV Prêmio Controversas
Confira o regulamento e inscreva-se

Postagem em destaque

Anote na agenda!

As datas do próximo Controversas estão confirmadas: 29 e 30 de novembro de 2016. O tema dessa edição é "A cobertura do impeachment - A ...